III

Em 2016 o GPA apresentou o seu III Ciclo de Conferências.

Em abril, numa organização conjunta com a Lipor e com a Câmara Municipal do Porto, a primeira conferência do 3º ciclo de conferências GPA, incentivou o debate sobre o futuro do crescimento verde em Portugal atentando ao contexto europeu, contribuiu para a identificação e promoção das competências necessárias para os desafios do mercado, discorrer sobre o futuro dos empregos verdes em Portugal e avaliou o seu impacto e potencial na economia nacional, entre outros objetivos.

A Conferência “Empregos Verdes – na transição para a sustentabilidade” teve lugar na Fundação Doutor António Cupertino de Miranda, no Porto.

Em maio, o GPA, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais, com a APED e com a DECO, apresentou a sua II Conferência GPA’26 “Fechar o ciclo – combater o desperdício“.

Em julho decorreu a conferência “Ciência e Tecnologia para um futuro sustentável” , que contou com a intervenção do investigador Carlos Duarte, responsável pela Expedição Malaspina sobre o tema “Ocean Solutions for Humanity Grand Challenges”.

Em setembro, em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, o GPA apresentou a sua IV Conferência com o Workshop “Eficiência Energética na indústria – Novas oportunidades”, que cumpriu a promessa de “identificar oportunidades para as empresas, criar sinergias entre a disposição regular, temáticas e os agentes envolventes”, mostrando assim a importância da Eficiência Energética neste Setor.

Em outubro o GPA apresentou a sua  V Conferência GPA’16 “Cidades e mobilidade sustentáveis – Sob o signo da resiliência”, no SIL – Salão Imobiliário de Lisboa, que decorreu na FIL, tendo como objetivo que os participantes debatessem sobre o futuro das cidades e da mobilidade numa ótica de resiliência.

Novembro foi marcado pelo Workshop “Horizonte 2020: oportunidades de financiamento nas áreas do Ambiente e Ação Climática“, apresentado pelo GPA em parceria com o GPPQ, no ISCTE.

A 23 de janeiro, em Serralves, o GPA encerra o seu III Ciclo de Conferências com o tema “A Nova Economia” no âmbito da sua 9ª Cerimónia de Entrega de Prémios. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.