Oradores

Afonso Lobato FariaAfonso Lobato Faria

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tornou-se especialista em Saúde Pública pela Ecole Nationale de la Santé Publique de Paris em 1994 tendo vindo a obter o grau de mestre em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres.

 

Em 2000 completou a sua formação académica com a frequência do MBA da Universidade Nova de Lisboa.

 

Dedicou, até hoje, a sua carreira ao sector do Ambiente. Foi Director da ECOSERVIÇOS, Director-geral da SONOFABRIL e Director de Desenvolvimento Sustentável do Instituto de Soldadura e Qualidade. Em paralelo leccionou no curso de Pós-Graduação em Ambiente da Universidade Católica Portuguesa.

 

É desde 2011 Presidente da Águas de Portugal.

 

 

Ana Trigo MoraisAna Trigo Morais

Ana Trigo Morais é licenciada em Direito e frequentou também diversos cursos de gestão, organização e direcção de empresas.

 

Conta com um vasto currículo de prestígio na área da gestão de organizações do sector cultural e no associativismo empresarial, tendo desempenhado funções na Associação Industrial Portuense.

 

Integrou desde 2004 o Conselho de Administração da Fundação CCB. Anteriormente exerceu funções no Teatro Nacional de São Carlos e no Teatro Nacional de São João.

 

Ana Trigo Morais é desde 2010 Directora-geral da APED.

 

 

 

José Melo BandeiraJosé Melo Bandeira

José Melo Bandeira é Administrador-Delegado da DALKIA.

 

Formou-se na Kellogg School of Management.

 

 

 

 

 

 

 

Miguel MoreiraMiguel Moreira

Miguel Moreira é Administrador do Grupo PT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almeida HenriquesAlmeida Henriques

António Joaquim Almeida Henriques tem 52 anos. Natural de Viseu, é advogado e dedicou os últimos vinte e cinco anos à actividade empresarial e associativa empresarial em diversos sectores.

Até à tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Viseu, exercia funções de deputado à Assembleia da República, na XII Legislatura, tendo sido eleito como cabeça-de-lista pelo círculo de Viseu. Era ainda Presidente da Assembleia Municipal de Viseu e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Na vida associativa, foi vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, presidente do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria e presidente da AIRV – Associação Industrial da Região de Viseu. Das duas últimas, é também presidente honorário. Mantém uma participação ativa em diversas instituições culturais, sociais e científicas da cidade e região de Viseu.

É Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (Classe do Mérito Industrial), por atribuição do Presidente da República Jorge Sampaio, e Presidente Honorário da AIRV.

 

 

 

Carlos CarreirasCarlos Carreiras

Carlos Carreiras é presidente da Câmara Municipal de Cascais, vice-presidente do Partido Social Democrata e presidente do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foi presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro até março de 2013. Nasceu em Lisboa em 1961 mas não levaria muito tempo até se mudar para Cascais de onde não mais viria a sair. Concluiu o Instituto de Contabilidade e Administração de Lisboa em 1987 e a sua atividade profissional desenrola-se na Europa, América do Sul e África nas empresas do sector da hotelaria e grande consumo até 2005. Foi nessa altura que sentiu o apelo da política autárquica.

É Fundador da JSD e dirigente nacional do PSD.

Otimista militante e crente no potencial de Portugal, Carlos Carreiras foi o promotor do vídeo “What the Finns need to Know about Portugal”, um dos maiores sucessos virais de 2011.

Para além da atividade política e autárquica, Carlos Carreiras assina todas as quartas-feiras a coluna “Com Vista para o Atlântico” no Jornal “i”.

 

 

 

Gil NadaisGil Nadais

Gil Nadais nasceu a 20 de Fevereiro de 1961.

Licenciado em Psicologia, pela Universidade de Coimbra, é desde 2005 Presidente da Câmara Municipal de Águeda